terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Moda X Estilo

Muita gente confunde estilo com moda. São diferentes. E, para compreender melhor o que significa ter e cultivar um estilo, é fundamental saber a diferença entre ambos.

Moda é a forma de se expressar visualmente, imposta de fora para dentro, isto é, as tendências do mercado, da estação, por exemplo, ditam o que uma pessoa veste ou o acessório que está "em alta". Estilo é o oposto: uma manifestação visual de algumas das características mais marcantes da personalidade, ou seja, é trabalhado a partir do interior e expressado no exterior, independentemente das tendências.

A moda faz com que as pessoas fiquem parecidas umas com as outras, é como um uniforme de estação ou região. Já o estilo tem justamente o efeito contrário: uma pessoa que tem determinado estilo - não importa se bonito , feio, moderno ou clássico - se destaca com ele. É como se fosse uma marca registrada reconhecida por determinados sinais.

Quem tem estilo faz escola, jamais copia. A moda é passageira. O estilo fica. Mesmo depois da morte de seu criador. E pode perdurar por anos.

Uma pessoa com estilo é sempre percebida. Muitas vezes, pode até ser um estilo que não está em sintonia com a coletividade, porém, expressa um sentimento. É uma declaração visual.

Já uma pessoa "na moda" pode até estar bem e de acordo com o que se vê nas passarelas e vitrines naquela estação. Mas, se não tiver um profundo auto-conhecimento e boa dose de discernimento, e seguir a moda sem questioná-la ou adequá-la ao seu próprio temperamento, corre o risco de confundir-se (e aos outros) com mensagens e códigos visuais eternamente mutantes.

O grande desafio é cultivar corretamente um estilo. Embora ele não tenha o poder de transformar uma pessoa feia em bonita, certamente fará dela uma pessoa especial. Única, dentro de determinado universo.



Fonte: Superdicas de Moda e Beleza - Claudia Matarazzo - Editora Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário